Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


sexta-feira, 7 de maio de 2010

PF prende no Brasil segundo homem das Farc

Brasília - A Polícia Federal em Manaus fisgou na quinta-feira um peixe graúdo ao desbaratar uma quadrilha de traficantes de drogas que atuavam na Região Amazônica. Foi preso o segundo homem no comando da organização guerrilheira colombiana Forças Armadas Revolucionárias, as Farc. José Sanchez, que usa o codinome de Tatareto (gago, em espanhol).

Procurado pelo governo da Colômbia por envolvimento em homicídio, sequestro e extorsão, ele é membro da comissão de finanças da cúpula das Farc, segundo informou o Exército colombiano à PF. Além dele, outras oito pessoas foram detidas e 45 quilos de cocaína apreendidos.

A prisão de um dos cabeças das Farc no Brasil deixou a cúpula da PF em Brasília em polvorosa, por temer repercussão política. O PT condena publicamente as ações do grupo. Mas está junto com a Farc no Foro de São Paulo, uma articulação que congrega movimentos de esquerda da América Latina.

A PF nega que a Farc esteja agindo no Brasil. "Na verdade, esse indivíduo veio pra cá para atuar no narcotráfico para levantar capital e financiar as ações do grupo", acredita o chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Estado do Amazonas, delegado Leandro Almada da Costa.

Tatareto foi preso quinta-feira à tarde, mas sua prisão foi divulgada somente às 16h desta sexta-feira pela PF de Manaus.

Identidades falsas

Durante 10 meses, a DRE em Manaus investigou a atuação da quadrilha de traficantes, monitorando as comunicações via rádio, com autorização judicial. Quando foi iniciada a operação, os agentes não sabiam que se tratava de um dos comandantes das Farc.

Tatareto atuava no Brasil com identidade falsa de brasileiro, com o nome de Daniel Rodrigues Horosco. Mas, segundo o delegado Leandro Almada da Costa, sua verdadeira identidade foi confirmada por meio das digitais obtidas com o governo colombiano. Os outros presos, um deles irmão de Tatareto, também estavam com identidade falsa de brasileiros.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão determinados pela Justiça começaram a ser cumpridos a partir do meio-dia de ontem. O carregamento de cocaína foi apreendido debaixo de cinco toneladas de peixe, num barco pertencente ao comandante das Farc que estava no rio Negro, próximo de um sítio também de propriedade do guerrilheiro. Segundo o delegado,Tatareto foi preso em uma de suas casas, localizada em Manaus.

Um outro membro da quadrilha preso também é suspeito de ser integrante do grupo armado. Ele possui uma tatuagem das Farc no corpo. Agora, a PF vai iniciar o processo de identificação de todos os presos. No sítio do comandante da Farc, foi encontrada base de rádio com que ele se comunicava com a base na Colômbia.

Tatareto já havia sido preso anteriormente com 10 kg de cocaína num carro, em Manaus. Mas um acompanhante assumiu que era dono da droga e o chefe das Farc foi solto. Mas a PF continuou em seu encalço. Ele foi levado para um presídio estadual.


Fonte:O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário