Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bando de jovens ladrões de banco do Sul ataca no Rio

Rio - A polícia do Rio prendeu ontem uma quadrilha especializada em furtos a bancos, formada por cinco jovens de 24 a 28 anos de Joinville (SC), entre eles um engenheiro civil. O bando foi flagrado por um cabo e um soldado do 31º BPM, quando arrombava três dos seis caixas eletrônicas de uma agência bancária na Av. das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste, de onde já havia retirado R$ 6.400.

Quadrilha de Joinvile, que tinha até um engenheiro civil e simulava fazer serviço de manutenção, estava sendo monitorada no Rio | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia

Para despistar o crime, os comparsas taparam a fachada de vidro do estabelecimento comercial usando cinco lonas com a logomarca do banco. “A gente já havia passado na frente da agência umas dez vezes, ao longo da madrugada. Pela manhã, quando retornamos ao local, desconfiamos de alguma coisa errada, e não deu outra. Eles simulavam um suposto serviço de manutenção na agência”, explicou um dos policiais que efetuou a prisão.

Foram presos o engenheiro Ismael Olson Waechter, 24 anos, José Marcelo Albertan, 26, Jinny André dos Santos, 26, Jonatan Oliveira Trocade, 27, e Alex de Arrazão Nogueira, 28. Eles não estavam armados e nem ofereceram resistência à voz de prisão. Um sexto envolvido, que estaria dando cobertura à quadrilha como motorista, conseguiu fugir.

O comandante do 31º BPM, coronel Antonio Couto da Cruz, disse, sem entrar em detalhes, que o bando já estava sendo monitorado, desde a noite de sábado, quando o Serviço de Inteligência fora avisado pela Polícia Federal de que poderia haver assalto a uma agência bancária, entre Recreio e Barra da Tijuca. “A gente mantém um intecâmbio muito bom”, disse.

Segundo ainda a PM, a quadrilha chegou de ônibus ao Rio de madrugada e já teria alugado um Fiat Doblô dourado, com placa de Belo Horizonte (MG), para transportar três quites de maçarico e quatro pés-de-cabra. O bando também teria alugado uma casa na Cidade de Deus, que usaria para se esconder, enquanto aguardariam o horário de volta para o Sul do País.

‘Achavam que teriam facilidades aqui’


A delegada Maria Madalena, da 16ª DP (Barra da Tijuca), para onde os bandidos foram levados, disse que a quadrilha especializada em furtos a bancos agia há bastante tempo. Jonatan e José Alberton estão com mandados de prisão decretados pela Justiça de Joinville. Ismael, que se disse engenheiro especializado em projetos com vidro temperado, tem uma passagem pela polícia da mesma cidade, por furto. Já Alex, que não tem antecedentes criminais, estaria praticando o seu primeiro assalto.

O bando teria admitido ainda que escolheu o Rio por ser um local mais fácil. “Achavam que aqui teriam facilidades, por entender que a nossa Polícia cuida mais da questão do tráfico. Só que se deram mal”, disse a delegada.

Fonte:o Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário