Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quinta-feira, 20 de maio de 2010

Brasilia:Enfrentamento ao crack só é possível com união de esforços

Ilustração Boletim Policial

Brasília 20/05/2010 (MJ) – Ao participar do lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, nesta quinta-feira (20), em Brasília, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que o crack é uma droga produzida em países fronteiriços e que o seu combate tem que ser integrado a ações sociais.

“A repressão qualificada ao tráfico é importante, mas há necessidade de um forte trabalho social e de saúde pública. O crack é um grande desafio, pois é uma droga residual, com alto potencial de vício e de desagregação social, em que o usuário também trafica pequenas quantidades. Por isso é fundamental unirmos esforços de todas as áreas”, disse o ministro. A assinatura do decreto que cria o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack foi feita pelo presidente Lula em cerimônia após o encerramento da Marcha Nacional de Prefeitos.

Com investimento de R$ 400 milhões em 2010, o Plano lançado nesta quinta-feira reúne e fortalece projetos de enfrentamento às drogas já desenvolvidos pelo Ministério da Justiça através do Pronasci, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e Polícia Federal; Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad), Ministérios da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Justiça e Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

Uma das ações previstas é o diagnóstico do consumo do crack e suas conseqüências; mobilização, tratamento e reinserção social; informação e orientação; formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias e enfrentamento ao tráfico.

Só o Ministério da Justiça receberá R$ 120 milhões. Ações do Pronasci de prevenção e atendimento aos usuários de drogas e do Pefron (Policiamento Especializado de Fronteira) são as principais iniciativas do Ministério da Justiça que integram o Plano.

Os recursos serão investidos, principalmente, na articulação com as policias estaduais no enfrentamento ao tráfico, na criação de um Centro Integrado de Combate ao Narcotráfico, na capacitação e treinamento de policiais para atuarem junto aos usuários e combate ao crime e projetos de prevenção nos Territórios de Paz do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Durante a cerimônia, o ministro Luiz Paulo Barreto ressaltou também que, apesar dos bons resultados de apreensão pela Polícia Federal, os números sobre crack demonstram que o tráfico desta droga é diluído, sem grandes carregamentos ou traficantes, o que dificulta o combate. Em 2009, foram apreendidas 19 toneladas de cocaína e 513 quilos de crack pela PF. Já em 2010, os policiais federais conseguiram apreender 4 toneladas de cocaína e 113 quilos de crack.

Outra novidade que deve ajudar no combate ao tráfico, de acordo com o ministro, foi a assinatura de um acordo entre Paraguai, Peru, Bolívia e Colômbia, no âmbito do Mercosul, que possibilitará a investigação conjunta entre os países dos casos de tráfico de drogas, permitindo a punição também os locais de produção e distribuição de entorpecentes.

Fonte:mj.gov



Nenhum comentário:

Postar um comentário