Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quarta-feira, 5 de maio de 2010

Especialistas discutem política nacional de aviação policial

Brasília (MJ) - Mais de 200 profissionais de aviação estarão, a partir desta quinta-feira (6), em Salvador, para o 3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública (FNAvSeg). O evento é organizado pela Comissão de Aviação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. A abertura será ás 9h com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública substituto, Alexandre Aragon.

O Fórum destina-se a consolidar o Sistema Integrado de Aviação de Segurança Pública, além de possibilitar a estruturação da política de aviação desta área. A primeira edição do Fórum aconteceu em 2008. O objetivo é dotar as forças policiais de conhecimento e equipamentos que possam ajudar a polícia a alcançar lugares de difícil acesso e a atender ás demandas de segurança da população de forma mais eficiente e ágil.

Nos últimos dois anos, a Senasp investiu mais de R$ 145 milhões na aquisição de aeronaves. Até a Copa de 2014, a expectativa é entregar aeronaves para os estados e treinar profissionais que possam estruturar a aviação aeropolicial em seus locais de origem.

“Desde o início dos trabalhos do Fórum, em 2008, estamos preparando os estados para estruturar e fortalecer as ações aeropoliciais como mais uma ferramenta de inteligência na prevenção e enfrentamento ao crime de forma qualificada”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Na avaliação do secretário, o Fórum ajuda na formação de uma doutrina e de normas para o segmento aeropolicial e de suas especificidades. A partir desta premissa, está nos planos da Senasp a instituição de uma Escola de Aviação em Segurança Pública para formar técnicos e gestores para a área.

Até sábado (8), participam do Fórum pilotos, operadores e mecânicos de voo das unidades de operações aéreas da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, polícias Militar e Civil e Corpos de Bombeiros Militares, além de representantes das Forças Armadas e das autoridades aeronáuticas, como ANAC, Cenipa, DECEA, ITA e Infraero.

Fonte:mj.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário