Rio - Um veículo blindado russo, usado por soldados americanos no Iraque, vai reforçar o cinturão de segurança da Zona Norte, intensificando o patrulhamento e o combate a criminosos que praticam assaltos e homicídios na região. Em teste a partir de junho, o ‘caveirinha’ da estatal Rosoboron será utilizado pelas tropas de elite das polícias Civil e Militar. Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a ideia é colocar o miniblindado nas vias expressas e avenidas de maior incidência criminal, principalmente à noite.
Infográfico: Editoria de Arte / O Dia
“Vamos usá-lo para patrulhar áreas como as avenidas Dom Hélder Câmara e Martin Luther King. Um blindado para patrulhamento, não para incursão em área conflagrada. Estamos fechando com os russos o teste. Eles deram um prazo, mas não devemos fechar a compra até o fim do semestre”, afirmou o secretário a O DIA.
O secretário admitiu que é difícil patrulhar adequadamente as vias expressas e outras de grande movimento. De acordo com Beltrame, o miniblindado Tiger e o policiamento com equipes de motos vão perseguir a mancha criminal.
Dados da Delegacia de Roubos e Furtos de Autos (DRFA) indicam que, em abril deste ano, a Av. Brasil foi a via na Zona Norte com maior incidência de roubos de carros. As avenidas Martin Luther King e Leopoldo Bulhões aparecem depois, com 17 e 14 casos.
“A Zona Norte reúne 60% das ocorrências de roubos de veículos na capital. Estamos reduzindo os números, mas todo tipo de patrulhamento é bem-vindo”, afirmou o titular da DRFA, Márcio Mendonça.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) serão os primeiros a fazer os testes do carro russo, aprovado pelo secretário Beltrame em visita à Rússia, no ano passado. Neste caso, o Tiger também será utilizado para transporte de tropa em incursões. Na Polícia Civil, o veículo deve ser usado pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
O veículo Tiger é um utilitário menor e mais leve que os blindados usados atualmente. Com capacidade para transportar até nove policiais, o ‘caveirinha’ tem mais mobilidade para transitar pelas ruas estreitas de comunidades, por exemplo. O mini blindado resiste a tiros de fuzil e custa cerca de US$ 200 mil.
Fonte;O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário