Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


sábado, 8 de maio de 2010

Paz e tranquilidade na Micareta de Jacobina

Aquecimento da Tropa
Patrulhamento
Monitoramento com Cameras
Imunização da Tropa


A Micareta de Jacobina, de 29 de abril a 2 de maio de 2010, contou com o apoio eficaz da 24ª CIPM, que cumpriu rigorosamente as ações pertinentes a Corporação, contribuindo para que o evento transcorresse num clima de paz e tranquilidade, com baixíssimo número de ocorrências policiais. A ordem estabelecida no evento deveu-se a um minucioso planejamento operacional, realizado anteriormente, a reuniões constantes com a coordenação da micareta, com a Guarda Municipal, Ciretran, SMTT, Rodoviária Estadual e Conselho Tutelar, e às ações coordenadas entre estes órgãos.


Na véspera do primeiro dia de festa, foi realizada uma parada geral com efetivo significativo da 24ª CIPM, os quais receberam orientações sobre procedimentos a serem adotados no relacionamento com os foliões, com enfoque no respeito aos direitos fundamentais do cidadão. Na parada, equipe da Secretaria de Saúde Municipal ministrou esclarecimentos sobre postura corporal, exercícios de relaxamento, houve orientações com fisioterapeutas e profissionais de educação física. Atendendo solicitação do Maj. PM Sérgio Moisés, Cmt. da 24ª CIPM, equipe da saúde vacinou a tropa presente. O ponto culminante foi uma videoconferência, entre os presentes e o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Nilton Régis Mascarenhas, - proporcionada por recursos de tecnologia gerenciados pelo Departamento de Modernização e Tecnologia da PMBA -, o qual prestou informações, respondeu questionamentos, finalizando com mensagem de otimismo e confiança na tropa da 24ª CIPM.


Antes de entrarem no circuito, os policiais executavam atividades laborais, com exercícios de alongamento, realizadas por prepostos da Secretaria de Saúde do Município, e em seguida assistiam a uma atividade lúdica, apresentada pelo Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia, com o objetivo de proporcionar descontração.


Durante a Micareta, a PM recebeu dos organizadores do evento o apoio logístico necessário para o bom desenvolvimento das ações planejadas. O trabalho da imprensa, conscientizando o cidadão sobre o verdadeiro sentido da folia e realizando entrevistas coletivas diárias com os segmentos envolvidos na segurança do evento, contribuiu para alcançar o objetivo traçado pela 24ª CIPM.


Além dos seus servidores, a 24ª CIPM contou com o apoio do Comando de Policiamento Regional Norte, através do Coronel Everaldo Mendes da Silva; da CIPE/Semi-árido que disponibilizou duas guarnições para o policiamento externo do circuito; da CME (Coordenadoria de Missões Especiais) com efetivo infiltrado entre os foliões e apto ao manuseio de câmeras que monitoraram todo o circuito da festa; da Polícia Rodoviária Estadual, com realização de PCTrans. e policiamento das vias que dão acesso ao município; e o reforço no efetivo, com policiais do 6º BPM/Senhor do Bonfim e da 54ª CIPM/Campo Formoso, para o serviço preventivo de patrulhamento do circuito, destacando-se inclusive a utilização de detectores de metais.

Diante de todo um planejamento cuidadosamente elaborado, aliado a logística empregada, o resultado não poderia ser diferente, foliões se divertindo no mais completo clima de paz e harmonia.

Jacobina, 06 de maio de 2010.

Sérgio Moisés Ramos de Santana - Maj PM

Comandante da 24ª CIPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário