Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Polícia Militar inicia ocupação do Morro do Borel

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) em um dos acessos à favela Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Rio - O Batalhão de Operações Especiais (Bope) ocupou o Morro do Borel e as comunidades do entorno, na Tijuca, Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira. A Polícia Militar deu início a uma operação policial que tem como objetivo livrar cinco comunidades do tráfico de drogas através das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).
Os 'Caveiras' não tiveram problemas para ocupar as comunidades e na localidade conhecida como Laje da Kombi, a tropa hasteou as bandeiras do Brasil e do Bope. O local escolhido era o principal ponto de contenção do tráfico de drogas e tinha visão privilegiada dos acessos mais importantes à comunidade, assim como da movimentação da polícia.

Os primeiros a chegar foram os PMs dos Batalhão de Choque, responsáveis pelo policiamento dos acessos às comunidades que serão pacificadas. Policiais do 6º BPM (Tijuca) se posicionaram no local logo em seguida para iniciar uma operação no Morro da Formiga, que faz parte do complexo e é comandado pela mesma facção criminosa. O Bope chegou por volta de 8h40 para atuar nas comunidades da Casa Branca, Borel, Chácara do Céu, Morro do Cruz, Catrambi e Indiana.

Cerca de 150 policiais do Bope subiram pela mata, logo pela manhã, no acesso pelo Alto da Boa Vista, e chegaram ao objetivo depois de 30 minutos de caminhada - nenhum tiro foi disparado durante a ocupação e as escolas da região funcionam normalmente. Um trailer foi instalado na Rua São Miguel para informar a população sobre as ações do Batalhão de Operações na favela.

PMs do 6º BPM (Tijuca) informaram que três homens foram presos. Eles teriam tentado fugir da ocupação policial e foram capturados depois de invadirem o apartamento de número 398 da Rua São Miguel e obrigarem a proprietária a mentir dizendo que eles seriam seus filhos. Os criminosos foram levados para a 19ª DP (Tijuca).

Os homens presos foram identificados como Luiz Carlos dos Santos (19 anos), Paulo Ricardo da Conceição (25 anos) e Rafael Alves Peixoto (20). A mãe de Rafael, que não quis ser identificada, chorou muito e disse não ter mais força para impedir a prisão do filho.

"Já tentei de tudo para tentar tirar meu filho do vício e da vida do crime. Ele só anda em más companhias e até na igreja eu já tentei levá-lo", disse, muito emocionada.

Otimismo é a palavra da vez na Tijuca. Para Jaime Miranda, vice-presidente da Associação Comercial do bairro, é preciso dar um voto de confiança ao poder público.

"Estamos bastante otimistas. Todos nós seremos beneficiados e os imóveis vão recuperar parte do valor que perderam. O comércio em geral vai sair ganhando. Estamos torcendo para que tudo dê certo e vamos acreditar", disse Jaime Miranda.

UPP da Providência inaugurada na segunda-feira

Na tarde da última segunda-feira, a Polícia Militar inaugurou mais uma UPP, desta vez no Morro da Providência, no Centro do Rio. A comunidade, considerada como a mais antiga do Rio, foi a sétima a receber o programa da Secretaria de Segurança Pública.

Além da Providência, outras comunidades já receberam o programa: elas são no Santa Marta (Botafogo), Babilônia/Chapéu Mangueira (Leme), Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Tabajaras/Cabritos (Copacabana), na Zona Sul; e Cidade de Deus (Jacarepaguá) e Jardim Batam (Realengo), ambas na Zona Oeste.

A sede da UPP da Providência funcionará em um prédio de seis andares, com 600 metros quadrados cada, onde antes existia uma atinga creche. Um contingente de 250 homens, recrutados no último concurso, será responsável pela patrulha.

Fonte:o dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário