Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


sexta-feira, 25 de junho de 2010

Segurança Consumo de cocaína supera maconha no país

Inclusão Foto Boletim Policial
O brasileiro continua sendo o maior consumidor de drogas da América Latina, conforme dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), na última quarta-feira. Em pesquisa mais atualizada, a Polícia Federal (PF) acrescenta que apesar de mais cara, a cocaína está assumindo o lugar da maconha, mesmo que o ônus seja maior para o usuário. Os dados foram baseados nas apreensões de drogas, no ano passado, quando a PF recolheu 24 toneladas do pó, 9% a mais que em 2008 (20,4 toneladas). Já com a maconha, ocorreu o inverso: foram 170 toneladas no ano passado, 9% a menos que em 2008 (187,1 toneladas).

O coordenador de combate ao tráfico da PF, delegado Oslain Santana, pontuou que o salto na apreensão de cocaína ocorreu principalmente devido a uma única operação. Em fevereiro de 2009, a PF encontrou 3.800 kg da droga em uma embarcação no Porto de Paranaguá (PR). Foi a segunda maior apreensão de cocaína da história da polícia.

Já com relação à apreensão de maconha, Santana atribui a diminuição à parceria de erradicação da droga junto ao Paraguai, cuja produção abastece 90% do que é fumado no Brasil. “Nos últimos dois anos, foram formados mais de dois mil policiais para atuarem nos estados de fronteira com a América do Sul. Isso reforçou a repressão desde a origem da droga”, explica.

Apesar das atualizadas informações, esses dados não foram inseridos no último relatório da ONU, divulgado na véspera de São João, sobre o tráfico internacional de drogas, que leva em conta somente os resultados até 2008. Naquele ano, a apreensão de cocaína subiu 21% em relação a 2007.

Pelo relatório apresentado há dois dias, o Brasil continua sendo o maior mercado consumidor da droga na América do Sul, com 900 mil usuários. O dado, porém, foi colhido em 2005 e refere-se ao número de pessoas que declararam ter usado a substância ao menos uma vez naquele ano.

Fonte:tribunaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário