Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Oficial da PM alagoana realiza treinamento no Japão

Ten PM Joyce Bezerra

Tenente Joyce Bezerra atualmente integra equipe do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar de Alagoas, atuando no Núcleo de Polícia Comunitária

A tenente da Polícia Militar de Alagoas, Joyce de Oliveira Bezerra, viaja nesta semana para realizar um treinamento em Polícia Comunitária no Japão. Pelo período de quinze dias, 11 policiais militares de diversas corporações do Brasil estarão no país pioneiro e referência mundial no modelo de policiamento comunitário.

Atualmente, a tenente Joyce integra a equipe do Centro de Gerenciamento de Crises da PM, atuando no Núcleo de Polícia Comunitária. Entre as ações do setor, está a implantação de duas bases comunitárias nos bairros do Selma Bandeira e Osman Loureiro, que vêm trazendo bons resultados, sobretudo na diminuição dos índices de criminalidade.

O treinamento em Polícia Comunitária no Japão é uma parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do Governo Federal que ofertou as vagas para as polícias do Brasil.

De acordo com a tenente, o curso será dividido em parte teórica e prática. A turma irá visitar algumas bases de policiamento comunitário instaladas no país e conhecerão alguns projetos a nível deste modelo de policiamento. “Apesar da realidade dos dois países serem diferentes, poderemos adequar os projetos para o Brasil e mais especificamente para Alagoas. A experiência que tivemos no Estado já comprovou a eficácia da aproximação entre polícia e comunidade”, explica a oficial.

Polícia Comunitária


Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. O modelo baseia-se na premissa de que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntos para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública, tais como o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fonte:sertao24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário