Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


domingo, 6 de junho de 2010

Mato Grosso: PRF prepara cães para mundial no Estado


Quatorze policiais rodoviários federais (PRF) de sete estados daS regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste participam, em Mato Grosso, do 4º Curso de Formação de Guia de Cães Farejadores para o combate ao tráfico de entorpecentes. O treinamento tem duração de 40 dias e também é uma preparação para a Copa de 2014, que terá Cuiabá como uma das sedes dos jogos mundiais.

Serão 250 cães da PRF espalhados pelas 12 cidades que irão sediar o Mundial. “O protocolo de intenção da Fifa (Federação Internacional de Futebol) determina que toda rodovia de acesso à cidade que vai sediar os jogos tem que contar com barreira permanente e com um cão farejador de drogas e dois de explosivos”, informou o inspetor Douglas Brum.

Uma das aulas práticas aconteceu anteontem, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Lá, os cães verificaram as bagagens. No meio de malas comuns, foram colocadas outras com drogas. Por isso, a ação teve que ser autorizada pela Justiça.

Já o inspetor Eduardo de Castro informou que os cães são selecionados a partir dos três meses de idade. “São escolhidas três raças, sendo elas labrador, pastor alemão e pastor belga malinoa”, disse.

Castro explicou que enquanto os seres humanos têm cinco milhões de células olfativas os cães têm entre 250 e 300 milhões, sendo capazes de farejar qualquer tipo de entorpecentes, além de material explosivo. “Tem condições, inclusive, de descobrir a droga misturada com café”, afirmou o inspetor explicando que cada cão reage de forma diferente ao encontrar o material procurado.

Conforme Brum, no segundo semestre deste ano, dois PRFs (ainda não selecionados) vão ser enviados a Israel para trazer o curso antibomba para o Brasil.

Outro detalhe lembrado por ele é que o cão não é viciado e sequer tem contato direto com o entorpecente. “Na ação, não tem contato com a droga e é à base de brincadeiras”, informou.

Outro detalhe é que cada policial traz um animal para o curso. Ambos são treinados em conjunto e, em toda a vida do cão no serviço policial seu único guia é o policial com quem foi ensinado. Conforme Brum, a média de vida de um cão é de 14 anos. “Os cães trabalham até 12 anos”, observou.

A partir deste curso, o Estado terá equipes com quatro policiais e quatro cães farejadores. Somente neste ano, a PRF apreendeu aproximadamente meia tonelada de drogas em Mato Grosso, a maior parte de pasta-base de cocaína, além de maconha e crack.

Fonte:canilgcmsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário