Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Salto SP:GCM implanta Grupo de Operações com Cães

Demonstração de abordagens
Viatural Canil
GCM e os Cães
Demonstração farejamento de drogas

A cidade de Salto é uma das únicas na região a possuir o Grupo de Operações com Cães - GOC na Guarda Civil Municipal, que ajudará na segurança da população, auxiliando nos trabalhos realizados pelos guardas.

Há cerca de seis meses, seis GCM´s participam de cursos, seminários e adestramento de oito cães das raças: rotwailler, pastor malinois, gold retriver, dogo argentino e pastor alemão. Entre os vários cursos, os guardas foram treinados por Orisvaldo Martins de Lara, responsável por um quadro do programa do Domingão do Faustão; por uma equipe do Exército de Itu; no Centro Experimental ARAMAR; e em Sorocaba.

Vale ressaltar que só participam deste grupo os guardas que se tornaram adestradores, sendo eles: Rodrigues, Zaccarias, William, Alberto, Giancarlo e Santos.

Durante todo este período, condutor e adestrado passaram por um amplo treinamento diário e a partir de agora, por três meses, estarão em fase de treinos nas ruas. “A população poderá nos ver em treinamento pelas ruas da cidade. Serão dois cães por vez, sendo duas horas no máximo para cada um”, comentou o GCM Rodrigues, responsável pelo GOC.

Para abrigar os cães, foi preparado um espaço especial na sede da guarda com salas de administração e veterinária, e um canil com oito boxes. Os cachorros são treinados todos os dias, assim como recebem atenção dos condutores, que cuidam da limpeza do local e higienização dos adestrados. Um veterinário fica a disposição do grupo, e são consumidos cerca de 20kg de ração por semana.

Os cães ajudarão nos trabalhos realizados pela GCM de Salto, como busca em mata, apreensão de drogas, revista de suspeitos etc.

O município de Salto é inovador neste trabalho e tornou-se referência, tanto que outros locais, como Itu, Indaiatuba e Porto Feliz já vieram à cidade para conhecer o GOC. “É um trabalho fantástico que vai ajudar muito na segurança da população. Somos os únicos na região a implantar, então outras cidades já estão nos procurando para conhecer”, ressalta o Secretário de Governo Gilmar Mazetto, ao acrescentar que as raças do cães são específicas para este tipo de trabalho, e que alguns cachorros foram doados à Guarda e outros comprados.

O Prefeito Geraldo Garcia enalteceu o excelente trabalho que vem sendo realizado pela GCM de Salto e como este grupo auxiliará ainda mais na segurança pública. “Estou muito feliz com este trabalho e em comprovar o empenho dos guardas na implantação do grupo”, afirmou o Chefe do Executivo.

Fonte:gcmblog.com

Um comentário:

  1. A GCM-SALTO ESTA DE PARABENS A BANDIDAGEM ESTA CADA DIA PARA TRAZ TKS IRMAOS SANGUE AZUL SEMPRE ...............QRA DUNGA RODRIGUES SALTO-SP

    ResponderExcluir