Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bahia: Áreas Integradas de Segurança Pública são implantadas na RMS e no interior

O projeto facilita planejamento conjunto das ações e favorece atuação operacional dos órgãos da SSP

Intensificar os trabalhos de integração dos serviços públicos de segurança no estado. Esse é o objetivo das Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), implantadas em 2009 na capital, e ampliadas no dia 1o deste mês para a Região Metropolitana de Salvador e interior.

As Aisp articulam iniciativas de prevenção e combate à criminalidade, aumentando a eficiência da polícia, por intermédio de procedimentos que atendam, com qualidade e custos adequados, às necessidades e expectativas da população usuária dos serviços de segurança pública.

Comandantes, coordenadores regionais e delegados titulares designados para coordenação das Áreas Integradas de Segurança Pública trabalham, numa gestão participativa, na identificação e resolução dos problemas locais de segurança pública, em parceria com as comunidades destas áreas.

De acordo com o projeto, os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Pojuca, Mata de São João, Dias D’Ávila, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé compõem cinco áreas integradas na RMS, funcionando como centros de referência em segurança pública.

Planejamento As ações integradas entre polícias Civil, Militar e Departamento de Polícia Técnica, que existem há um ano na capital, serão incorporadas também em 33 localidades do interior do estado. Estes limites territoriais, formados por municípios e distritos, permitem planejamento conjunto das ações, além de favorecer as atividades operacionais dos órgãos da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Por meio de bases referenciais, é possível comparar períodos anteriores, resultados de outras Aisp e saber onde melhorou, onde piorou e o motivo. Na capital, as Aisp resultaram da compatibilização das áreas de competência de Unidades Operacionais da Polícia Militar e Delegacias de Polícia Territoriais, com as divisões administrativas adotadas pelo município de Salvador, permitindo a consolidação referencial dos indicadores demográficos, socioeconômicos e de infraestrutura.

Também facilitam o planejamento e a oferta de serviços públicos essenciais.

Comandantes, coordenadores regionais e delegados titulares trabalham, numa gestão participativa, na identificação e resolução dos problemas locais de segurança pública, em parceria com as comunidades

Intenção é otimizar a aplicação dos recursos

Desempenho – O modelo, que também torna possível a análise do desempenho policial, e já foi implantado no Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, se soma ao Plano de Proteção ao Cidadão, lançado em julho, que engloba diversas operações especiais, em realização em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.Segundo o superintendente de Ações Policiais Integradas da SSP, delegado federal ExpeditoTeixeira, a ampliação do projeto Aisp para a RMS e o interior levou em consideração os territórios de identidade, indicadores de criminalidade das regiões, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), a densidade demográfica, vias de acesso, barreiras naturais, entre outros.

Expedito afirmou ainda que a intenção é compatibilizar territorialmente as estruturas e serviços dos órgãos policiais, otimizando aplicação de recursos, exemplo de veículos,armamento,comunicação, munição, treinamento, além de ações sociais e de prevenção, articuladas com outras secretarias e órgãos municipais e federais"Barreira policial militar tem pouca eficiência e efetividade se, numa blitz, por exemplo, não estiver integrada com o trabalho de inteligência e em consonância com a atuação e formalização da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica. Uma blitz, que para alguns pode parecer uma ação simples, é um evento complexo que envolve e mobiliza toda a estrutura da segurança pública. Imagine se este trabalho não estiver integrado?", questiona o delegado.

Na capital foram criadas 21 Áreas Integradas de Segurança Pública e 16 já estão implantada
s.


Fonte:egba.ba.gov

Um comentário:

  1. AQ NA CIDADE DE SALTO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO! GCM FAZEM TUDO ERRADO;INOCENTES E PAIS DE FAMILIA SENDO HUMILHADOS GRATUITAMENTE!!!!!!

    ResponderExcluir