Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Rio:PM e Secretaria de Segurança dão início ao processo de implantação da UPP do Macacos

A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública deram início, nesta quinta-feira, ao processo de implatação de mais uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), desta vez no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Os PMs também ocuparam as localidades conhecidas como Pau da Bandeira e Parque Vila Isabel.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Bope dá início ao processo de implantação de mais uma UPP, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Esta será a 13ª UPP do estado e a sexta da Zona Norte - 12 mil pessoas serão beneficiados de forma direta e outras 27 mil no entorno. As outras unidades estão localizadas no Andaraí, Batan (Realengo), Borel (Tijuca), Chapéu Mangueira/Babilônia (Leme), Cidade de Deus (Jacarepaguá), Formiga (Tijuca), Pavão-Pavãozinho/Cantagalo (Ipanema), Providência (Centro), Salgueiro (Tijuca), Santa Marta (Botafogo), Tabajaras/Cabritos (Copacabana) e Turano (Rio Comprido).

"Nós estamos fechando o cinturão da Grande Tijuca. No flanco esquerdo temos o Turano e no direito o Macacos. Assim fechamos essa região que a população tanto clamava por segurança", disse o capitão Ivan Blaz, porta-voz da PM.

De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, 110 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), 40 do Batalhão de Choque e 25 dos batalhões do Méier (3º), e da Tijuca (6º) entraram na comunidade por volta de 8h. A situação foi de aparente tranquilidade - comércio e escolas municipais funcionaram normalmente.

"O primeiro objetivo, que é a tomada do território, nós conseguimos dentro do que foi planejado. Agora, é fazer a revista nas residências e nos eventuais suspeitos para que algum meliante que esteja escondido seja localizado", afirmou o tenente-coronel Paulo Henrique Moraes, comandante do Bope.

A Secretaria de Segurança Pública informou que ainda não existe prazo para que a situação no Morro dos Macacos seja estabilizada. Após a conclusão da primeira etapa, que é a de reconhecimento da área, o Bope ainda ocupará comunidades próximas como a Favela do Quieto, Morro da Matriz e Morro São João, que farão parte de uma segunda UPP do Macacos, a 14ª do Estado - as comunidades contam com oito mil moradores e 17 mil na região.

"A Secretaria de Segurança é que norteia as nossas ações, mas até o momento a tendência é que as operações sigam em direção à Zona Norte, no sentido do Engenho Novo, ou para o Centro da cidade", disse o tenente-coronel.

Com a implantação da primeira e segunda etapas da UPP do Morro dos Macacos, a PM espera aumentar os índices de segurança nas regiões do Engenho Novo, Vila Isabel, Grajaú, Riachuelo e Engenho Novo.

Confronto em 2009 deixa mortos e helicóptero é derrubado

Em 2009, mais precisamente no dia 17 de outubro, um intenso tiroteio no Morro dos Macacos terminou com a queda de um helicóptero da polícia, que foi atingido por disparos feitos por traficantes. Três policiais morreram com a explosão da aeronave.Confira o vídeo dos tiroteios.

Na ocasião, um tiroteio entre traficantes rivais levou a polícia à comunidade - bandidos do Morro São João, no Engenho Novo, invadiram o Macacos durante a madrugada para tomar os pontos de vendas de drogas. Oito ônibus foram incendiados em represália à ocupação da favela pelos PMs.

Fonte:O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário