Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


domingo, 10 de outubro de 2010

10 de Outubro dia Nacional dos Guardas Municipais

Ilustração Boletim Policial

Foi comemorado no dia de ontem 10/10,em varios Municipios e Guardas Municipais do pais o dia nacional da categoria,que ficou definido em congresso nacional na cidade de Curitiba em 19992, os GMs fazem alusão a data da criação do primeiro corpo de Guardas Municipais Permanentes em 1831 pelo regente Diogo Feijó, Guardas Municipais que a cada dia se destacam no apoio a segurança publica,alem de suas atividades definidas constitucionalmente,parabéns a todos os GMs do Brasil.

História

No início do século XIX, como consequência das invasões francesas que assolavam em Portugall, a Família Real Portuguesa, juntamente com sua corte, decidem se mudar para o Brasil. Aqui chegando, a Corte instalou-se na cidade do Rio de Janeiro, iniciando a reorganização do Estado no dia 11 de Março de 1808, com a nomeação de ministros.

A segurança pública, na época, era executada pelos chamados "quadrilheiros", corpo tradicional, existente desde a Idade Média, responsável pelo policiamento urbano das cidades e vilas de Portugal, e que foi estendido ao Brasil colonial. Eles eram responsáveis pelo policiamento das 75 ruas e alamedas da cidade do Rio de Janeiro. Com a chegada dessa "nova população", os quadrilheiros não eram mais suficientes para fazer a proteção da Corte, então com cerca de 60000 pessoas, sendo mais da metade escravos.

Em 13 de maio de 1809, dia do aniversário do Príncipe Regente D. João criou a Guarda Real da Polícia do Rio de Janeiro, sendo esta formada por 218 guardas com, organização, armas e trajes idênticos aos da Guarda Real da Polícia de Lisboa. Era composta por um estado-maior, três companhias de infantaria e uma companhia de cavalaria. Seu primeiro comandante foi José Maria Rebello de Andrade Vasconcellos e Souza, ex-capitão da Guarda de Portugal. Como seu auxiliar foi escolhido um brasileiro nato, o major de milícias Miguel Nunes Vidigal.

A Guarda Real da Polícia teve participação decisiva em momentos importantes da história brasileira como, por exemplo, na Independência do país. No início de 1822, com o retorno de Dom João VI a Portugal, começaram as articulações para tornar o Brasil um país independente. A Guarda Real de Polícia, ao lado da princesa Dona Leopoldina e o ministro José Bonifácio de Andrade e Silva, manteve a ordem pública na cidade de forma coesa e fiel ao então príncipe Dom Pedro I, enquanto ele viajava às terras do atual estado de São Paulo.

Quando da independência do Brasil e sua transformação em Império, teve sua denominação alterada para Imperial Guarda de Polícia e atuou na contenção de diversas rebeliões, tanto na capital quanto nos diversos pontos do país, tendo sido tranformada, por ato do regente Diogo Feijó, no Corpo de Guardas Municipais Permanentes em 10 de outubro de 1831.

Nenhum comentário:

Postar um comentário