Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Maioria dos 17,6 milhões de armas no Brasil é ilegal, diz estudo

Ilustração Boletim Policial

O Brasil tem 17,6 milhões de armas leves e 57% dessas são ilegais, mostra o relatório elaborado conjuntamente pelo Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais em Genebra (Iuhei, na sigla em francês), a ONG Viva Rio e o Instituto de Estudos da Religião (Iser). Divulgado nesta segunda-feira, o relatório Small Arms in Brazil: Prodution, Trade and Holdings "Armas leves no Brasil: Produção, Comércio e Holdings", foi publicado pela entidade Small Arms Survey, ligado ao Iuhei.

O estudo faz uma ampla análise da presença de armas leves no Brasil, a origem, presença e uso, e as diferenças existentes entre os estados. Em 72% dos casos, as armas leves pertencem a companhias privadas e a indivíduos particulares, embora tenha sido encontra diferenças geográficas.

Nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília predominam a presença de pistolas. Já nas regiões mais agrárias, como Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as armas mais comuns são revólveres e fuzis.

"As realidades locais e regionais devem ser considerados antes de propor políticas adequadas de controle", especifica o texto.

O relatório assinala que o denominador comum entre os Estados é "o pobre e inadequado registro das armas leves".

Com relação à produção, o relatório lembra que o Brasil é o segundo maior produtor de armas do Ocidente, e constata "que as armas de fogo usadas pelo crime organizado brasileiro são, sobretudo, de produção nacional".

"De fato, a produção de armas leves no Brasil cresceu de forma exponencial na mesma década em que se detectou aumento da violência", especifica o texto.

Atualmente, a produção de armas leves no Brasil representa US$ 100 milhões.

As exportações de armas leves, munições e acessórios triplicaram entre 1982 e 2007, gerando US$ 199 milhões.

Fonte:Ultimosegundo.ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário