Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Queimadas em pânico depois de assaltos a bancos, policial ferido e morte de servidor público


Incêndio estratégico para impedir a perseguiução policial

Quarta-feira, 01 de dezembro foi de muita tensão na cidade de Queimadas, localizada no território do sisal. Oito homens muito bem armados, vestidos de preto, encapuzados e com parte dos rostos pintados, numa simulação aos soldados em batalhas, assaltaram as duas agências bancárias, uma do Banco do Brasil e a outra do Ascoob/Itapicuru.


A ação durou cerca de trinta minutos e, depois de manter toda guarnição PM, exceto o policial de plantão no quartel, como refém, os bandidos levaram todo o dinheiro das agências, cuja quantia não tinha sido revelada até o fechamento desta matéria.

Ao final da ação criminosa, a polícia contabilizou um policial ferido e um servidor municipal morto ao ser atingido com um tiro.

Saiba como tudo aconteceu:

Noite de terça-feira, 30 – Integrantes de uma área de assentamento da reforma agrária localizada nas proximidades da cidade teria visto um veiculo strada com dois homens percorrendo as estradas da região. Segundo um dos assentados que se identificou com “Tonho”, os homens chegaram a parar na comunidade e fazer questionamento sobre o destino das estradas da região, inclusive perguntaram se, “utilizando” daquela via, chegaria à cidade de Itiuba.


No município vizinho de Itiuba, dois carros eram tomados de assalto. Primeiro, uno branco, quatro portas, pertencente ao funcionário público conhecido como Zenobio, serventuário da justiça e uma pick strada p/p JQT -7502, Itiuba, do comerciante residente no Distrito de Rômulo Campos, Itiuba, conhecido por Betinho. No momento do assalto, o veículo estava carregado com café.

Manhã de quarta-feira, 01 – Um agricultor, cujo polícia sabe apenas tratar de um cunhado da vereadora Ivanivalda Queiroz dos Santos Silva, (PTN), “Valda”, teve sua moto tomada de assalto quando retornava de uma Fazenda na região do Povoado de Jacurici da Leste, por homens armados e que estavam em um pick estrada prata.


Ás 10h30min, um guarda municipal aposentado, observou quando duas pick strada passava pela Praça Everaldo Procópio, antiga Praça da Bandeira e em cada carroceria, dois homens agachados e com armas de grosso calibre. “Vi que eles subiram a rua onde fica a Delegacia e o quartel da PM bem devagar e observando atentamente o local. Corri e fui avisar aos policiais. Porém, quando me aproximei da Delegacia, uma delas estava voltando e cuidei de me esconder e minutos depois comecei ouvir tiros”, contou ao CN. Os barulhos dos tiros vinham da Praça Hidelbrando Soares, onde fica o prédio da Prefeitura. “Neste momento a nossa viatura (polícia civil), tinha ido ao comércio com um agente tirar xerox”, falou o Delegado de Queimadas Daniel Tuhy. Ele temeu uma ação mais violenta caso a viatura estivesse na porta da Delegacia e os assaltantes imaginassem que ali pudessem ter


Por volta das 10h45min, os funcionários municipais faziam um protesto em frente à prefeitura organizado pelo SINSPMUQ e o movimento era observado pela guarnição da PM, formada pelo Tenente Claudionor e pelos soldados Cosme e Herculado. Eles estavam junto à viatura p/p JJSY 4968, Salvador, de nº 8.0611, quando foram surpreendidos pelos assaltantes que chegaram atirando, provocando pânico entre os manifestantes. Nesta ação, eles dispararam nove tiros contra a viatura e o soldado Cosme Lima da Silva, 35 anos, foi ferido nas costas. Ele foi atingido por quatro trios, sendo que três acertou no colete a prova de balas que o militar estava usando. “Cosmão”, como é conhecido o soldado, foi atendido no Hospital Municipal Dr. Edson Silva, onde recebeu os primeiros atendimentos, sob submetido a um raio X e transferido para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana e com corro risco morte.


O funcionário público Silvano Reis Jesus da Silva, 49 anos, esposo da vereadora Valda, não teve a mesma sorte. Ele foi atingido por um tiro no ombro e foi levado ao Hospital municipal, aonde chegou sem sinais vitais.

Toda esta ação criminosa foi transmitida ao vivo pela Rádio Comunitária Queimadas FM. A equipe de reportagem da emissora cobria a manifestação dos funcionários, quando os assaltantes chegaram à frente da Prefeitura.


Às 11h, os assaltantes chegaram a Praça do Centro de Abastecimento, onde ficam as agências bancárias. Com os três PMs como reféns, eles chegaram atirando, provocando desespero entre os comerciantes, que fecharam todo comércio.

No Banco do Brasil, renderam os seguranças e estourou os vidros de acesso a agência. Depois de pegar todo dinheiro dos caixas, eles fugiram levando, além dos seguranças, o gerente Renato Araújo, como refém. Eles foram deixados próximos a cidade, numa ponte sob o Rio Itapicuru.

No interior da agência, os assaltantes fizeram todos os clientes deitar e após pegar o dinheiro, insinuaram que todos deveriam sair enfileirados, para evitar uma possível ação da polícia, caso houvesse chegado reforço. Neste momento, eles observaram que tinha uma chave de carro caída ao chão e perguntaram de quem era. “Falei que era o veiculo que trabalhava e prestava serviço a EMBASA. Um deles respondeu que ia levar pois era do governo”, contou Edmilson Carmo dos Reis, funcionário da EMBASA que está trabalhando na obra de ampliação da rede de abastecimento d’água.


Cumprindo a promessa, um dos assaltantes entrou no Fiat Uno p/p NTE 4371, Conceição do Coité, pertencente à empresa LOCASERVI e seguiu, juntamente com as duas picks strada pela Avenida São José e ao passar pela ponte do Rio Itapicuru, desceu do carro e disparou cinco vezes contra o veiculo, que ficou numa posição interditando o trânsito.

Antes de deixar o centro da cidade, os assaltantes, numa demonstração que não tinham planejado aquela ação, passaram em frente à Ascoob/Itipicuru e, repentinamente, pararam os veículos, entraram na agência, utilizando do mesmo método de violência que usaram no BB e levaram todo o dinheiro. Todo movimento no Ascoob/Itapicuru foi registrada pelas câmaras do circuito interno.


Os assaltantes prosseguiram a fuga por 10 km da BA 120 e no local conhecido por lixão, a esquerda sentido a cidade de Cansanção, entrou na estrada vicinal de acesso ao Povoado de Jacurici da Leste, onde, 30 km à frente, atearam fogo em um veículo Astra de cor cinza e abandonam o Fiat Uno tomado de assalto em Itiuba e a moto do cunhado da vereadora, coincidentemente, irmão do Silvano Reis, assassinado em frente à Prefeitura. Neste local, a equipe do Delegado Gustavo Coutinho, encontrou a carga de café que estava na pick roubada em Rômulo Campos. O produto foi devolvido ao comerciante nesta mesma tarde. Seguindo em frente, pela estrada que liga a rodovia Itiuba/Cansanção, 15 km após, a polícia encontrou, ainda em chamas, as duas picks.


Os dois policiais, Claudionor e Herculano, foram deixados 02 km antes do local onde os assaltantes incendiaram as pick stradas. Perseguindo a fuga, os assaltantes pegaram uma professora, cujo nome não foi revelado, com refém. Ela seguia a pé e a polícia acredita que esta atitude tenha sido para dificultar as informações, pois na região tinha mais de dez viaturas e cerca de cinqüenta policiais, entre militares e civis. A professora liberada logo em seguida.

Um helicóptero do Grupamento aéreo da PM também deu apoio ao trabalho da Polícia. Os assaltantes, segundo cliente do Banco do Brasil, tinham sotaques cariocas, tipo “Já é”, ferindo ao fato de “estamos pronto”, “podemos ir”, “vamos”. Quem mais chamou atenção foi um de estatura pequena, “baixinho”. Era quem dava as ordens.

Policiais fizeram abordagens a todos os veículos que foram encontrados.

Apesar da informação apenas das pick strada nas ações criminosas na cidade, uma comerciante que pediu para não ser identificada, cita a existência de uma Hilux de cor prata e um Fiat uno vermelho na área bancária no momento do assalto. A polícia não soube dizer quais os carros usados pelos assaltantes após queimarem as duas picks. Todos os carros encontrados pelas viaturas na região foram parados. A polícia suspeitava que eles pudessem tomar outros carros de assalto.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) dos postos de Bandiaçu e Cansanção também foram usadas no intuito de interceptar os veículos.

Fonte: Maravilha Noticias/Texto: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário