Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


domingo, 12 de dezembro de 2010

Bahia:Secretaria de Segurança faz balanço de 2010

Secretario de Segurança Publica César Nunes

A intensificação do combate ao tráfico de drogas, a renovação da frota de viaturas das polícias Militar, Civil e Técnica, incluindo a aquisição de mais um helicóptero para o GRAER, visando a reforçar o apoio aéreo às ações terrestres, bem como a ampliação do Programa Ronda no Bairro, implantado em mais dois bairros de Salvador - Pau da Lima e Pernambués - e estendido a outras três cidades do interior do estado, foram prioridades da Secretaria da Segurança Pública em 2010.


Outro destaque mostrado durante a apresentação feita no dia (10), no Hotel Deville, pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, foi a recomposição do efetivo da PM, que, em setembro, incorporou 2.135 novos policiais. “Essas ações resultaram na diminuição dos principais índices de violência na capital e interior do Estado”, afirmou Nunes. Acrescentou que a polícia trabalha atualmente aliando efetivo capacitado a tecnologia, para proporcionar um melhor atendimento à população.


Os números de homicídios dolosos, numa comparação de janeiro a novembro deste ano com o mesmo período de 2009, apresentaram significativa diminuição. No segundo semestre, as reduções foram de -20,6% (julho), -25,8% (agosto), -17,3 (setembro), -16,1% (outubro) e -11% (novembro). Outro dado importante registrado foi a queda do número de assaltos a ônibus, crime que atinge a população mais carente, com destaque para maio (-65,5%) e outubro (-42,3%), também em comparação aos mesmos meses do ano anterior

O enfretamento sistemático ao tráfico de drogas ficou igualmente traduzido nos números das apreensões de entorpecentes. Foram mais de 1,7 tonelada de maconha, cerca de 500 kg de cocaína e 433 kg de crack retirados de circulação durante operações e blitze policiais. “O ano de 2010 foi de continuidade dos programas e projetos estabelecidos no Plano Estadual de Segurança Pública, que começaram a ser implantados em 2008, quando assumimos a SSP”, explica o secretário César Nunes.

Crime Organizado

O combate ao crime organizado, em especial ao tráfico de drogas, teve como destaque a captura de César Dantas Rezende, conhecido como “César Lobão”, fundador e líder da principal organização criminosa que agia na capital e interior nos últimos anos, denominada “Comando da Paz”, desarticulada pela polícia. Ele foi localizado e preso em Goiânia, em mais uma operação policial que contou com o apoio do Serviço de Inteligência.

Outra ação importante foi realizada em agosto, quando o proprietário dos sites Pura Política e Pura Notícia, João Andrade Neto, foi preso em seu escritório, na Avenida Magalhães Neto, por crime de extorsão. O empresário constrangia suas vítimas com ameaças de publicações de matérias inverídicas, caso se negassem a pagar o valor exigido por ele.


Em outubro passado, uma operação deflagrada no sul do estado, prendeu 41 pessoas (algumas delas cumpriam pena em presídios daquela região) ligadas ao tráfico de drogas. Dentre os componentes da quadrilha havia um advogado e uma escrivã do Cartório da Vara do Júri e Execuções Penais de Itabuna, que facilitavam as questões jurídicas para remoção e habeas corpus de integrantes das facções que estavam custodiados.


“A atuação da Polícia da Bahia, capturando líderes do tráfico de drogas, que comandavam suas quadrilhas a partir de outras capitais, como “César Lobão”, em Goiânia, e “Cláudio Campanha”, em Fortaleza, reduziu a ação das organizações criminosas comandadas por estes indivíduos”, afirmou César Nunes. “Continuaremos com a política de integração das polícias, ressaltando a qualificação dos nossos servidores e equipamentos”, argumentou Bispo.

Ronda no Bairro

O inovador Programa Ronda no Bairro, lançado em 2008 nas regiões que englobam as delegacias de Tancredo Neves (11ªDP) e Periperi (5ªDP), foi ampliado este ano em Salvador chegando à região da 10ª Delegacia (Pau da Lima), e, mais recentemente, ao bairro de Pernambués, que se configuravam, segundo análises feitas pela SSP, como regiões com altos índices de violência.

Durante o lançamento do programa em Pau da Lima, realizado em março, foram entregues também 535 pistolas, 70 escopetas e 1.500 coletes balísticos, que fazem parte da estrutura disponibilizada para as polícias Militar e Civil que atuam naquela região. Em Pernambués, o Ronda no Bairro foi iniciado em novembro, ampliando a estrutura existente em Tancredo Neves.


No interior, o programa estava implantado em Feira de Santana. Em 2010 chegou a mais três cidades do estado: Itabuna, Vitória da Conquista e Porto Seguro. “Estamos com a PM mais forte, organizada, atuante e estimulada. Enfrentaremos duramente qualquer iniciativa do crime organizado, pois o Estado jamais será refém de bandidos”, disse o comandante-geral da PM, coronel Nílton Régis Mascarenhas.

Novas viaturas

A SSP entregou durante o ano de 2010, 1.332 viaturas entre motocicletas, caminhões, automóveis, rabecões, carros-presídio e um helicóptero, que ampliou a atuação do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER). Foram aplicados recursos superiores a R$ 110 milhões no reforço da frota das polícias.

As viaturas dispõem de rádio, que funciona conjugado com o Sistema de Telecomunicações, permitindo o envio para qualquer unidade móvel em Salvador e Região Metropolitana, de informações da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), responsável pela coordenação do funcionamento dos telefones 190 (PM), 193 (Bombeiros) e 197 (PC). O sistema permite também a comunicação entre os veículos, otimizando as ações policiais.


Todas as novas viaturas possuem GPS, que fornece a localização exata de cada unidade móvel, facilitando o deslocamento. De 2007 a 2010 foram incorporados 2.178 veículos, concretizando o reaparelhamento do setor de transporte, conforme estabelecido no Plano Estadual de Segurança Pública.


O diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raul Barreto Filho, destacou a interiorização das unidades periciais e a aquisição de equipamentos que asseguram aos os peritos os meios para realizar trabalhos mais céleres e eficientes. “Mesmo sendo a menor instituição os investimentos continuam sendo aplicados para melhoria da estrutura do DPT”, resumiu Barreto.

Proteção ao Cidadão

No segundo semestre de 2010, a SSP lançou o Plano de Proteção ao Cidadão com o objetivo de unir ações e realizar operações especiais para intensificar o policiamento ostensivo, combater o tráfico de drogas, apreender armas e inibir a criminalidade de um modo geral. O programa foi implantado em Salvador, Região Metropolitana e nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Porto Seguro. Também durante esse ano foram realizados cursos de capacitação de policiais, contando com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O plano aumentou em 20% as abordagens a veículos, motocicletas, coletivos, pontos de ônibus, bares e boates e intensificou as blitze nas principais rodovias estaduais. Em 2010, outras ações permanentes também tiveram reforço, destacando-se como o cumprimento de mandados de prisão de pessoas envolvidas com homicídios, tráfico de drogas e outros crimes.

Fonte:SSP BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário