Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lista dos bandidos mais procurados pela polícia baiana dobra neste ano

No combate à criminalidade, a polícia parece enxugar gelo. Mesmo com a prisão de três dos dez bandidos mais perigosos do Estado, cuja relação foi publicada há pouco mais de um ano pelo CORREIO, a lista dos mais procurados pela polícia baiana dobrou no site da Secretária de Segurança Pública do Estado (www.ssp.ba.gov.br).

Eles são homicidas, ladrões, sequestradores e traficantes que,muitas vezes, respondem por mais de uma dessas qualificações. A posição de número um do ranking da SSP ainda é ocupada pelo traficante, assaltante e homicida César Dantas de Resende, mais conhecido no meio policial como César Lobão, 39 anos. Apesar de sua ficha criminal extensa, ele ficou “famoso” ao liderar a chacina do Alto das Pombas, ocorrida em junho de 2008.


Como Lobão, alguns criminosos da lista dos mais procurados se destacam pela frieza de suas ações. Os irmãos Diego, 22 anos, e Deivide Silva de Jesus, 19, por exemplo, estão ligados mais do que pelo processo natural. Estão unidos pelo crime. Ambos têm prisão temporária decretada pela 1ª Vara do Júri por homicídio e outra por tentativa de homicídios contra quatro pessoas de uma mesma família. Somente os dois são responsáveis por dezenas de mortes em prol da guerra do tráfico. Eles comandam pontos de drogas nos bairros de São Caetano e na Capelinha.

EXÉRCITO
Juntos, os irmãos comandam um exército de pelo menos 15 seguidores, a maioria adolescentes entre 15 e 17anos, que guerreiam com a quadrilha de um outro traficante, conhecido como Baby. Mesmo os irmãos tendo suas fotos estampadas em cartazes distribuídos em todas as unidades policiais da Bahia, aeroportos, Polícia Federal, além de divulgados no site da SSP, eles escorregam das garras da polícia baiana como areia.

Foi o grau de periculosidade de José Anderson Santana Souza, o Jango, 23 anos, que o colocou na relação dos 20 bandidos mais procurados pela polícia. Embora possua mandado de prisão por um homicídio, a ele são imputados diversos assassinatos nos bairros de Arenoso, Resgate, Pernambués, Mata Escura e Engomadeira. Policiais que trabalham em Tancredo Neves acreditam que ele seja responsável por pelo menos
15 mortes, a maioria de rivais.

REQUINTE
Com Reinaldo dos Santo Carureba, conhecido como Nau, não é diferente. Tão perigoso quanto Jango, sua fama de matador é grande no Cabula. “Ele é perigosíssimo. Já matou o próprio irmão. Tentamos pegá-lo várias vezes, mas Jango conta com a conivência de moradores da Engomadeira que são obrigados a escondê-lo”, disse um policial da 11ª DP. Entre seus comparsas, estão Jadson Weidys Assis dos Santos, 24 anos, e Márcio Adriano Sarapião, 28, que também têm prisão decretada por homicídio e integram a lista de procurados.

Remanescente do bando de Genilson Lino da Silva, o Perna, que está preso numa penitenciária de segurança de CampoGrande, Salomão Santos Pereira atua no IAPI e possui mandados de prisão por tráfico. De acordo com a coordenação do Disque-Denúncia, os delegados selecionamos bandidos cuja ficha criminal será exibida no site da SSP. Após confirmar se os presos têm mandado de prisão, a SSP seleciona as fichas mais densas.

César Lobão comandou chacina
O número 1 da lista da Secretaria de Segurança Pública, César Lobão é apontado como o autor da chacina do Alto das Pombas, ocorrida em junho de 2008. Foragido da Justiça, ele teve a prisão preventiva decretada pela comarca de Lauro de Freitas por assaltos a bancos, em 2006.

Antes disso, ficou preso no Presídio Salvador e Penitenciária Lemos Brito, ambos no Complexo Penitenciário de Mata Escura. Reincidente, em 1994, cumpriu pena por assaltos a bancos em Simões Filho. Ele também já foi preso por tráfico de drogas pela Polícia Federal e na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), e por assalto e roubos.

Mãe de Aladim já fez parte da lista
Quem poderia imaginar que uma senhora de 50 anos, com problemas cardíacos e mãe de seis filhos é acusada de ser uma forte traficante de Lauro de Freitas. Para os agentes do Serviço de Inteligência da SSP, Bárbara dos Santos Nascimento, a Santinha, de inocente só temo apelido.

Presa em setembro do ano passado, Santinha responde em liberdade por associação ao tráfico. Ela é mãe do traficante Renildo dos Santos Nascimento, o Aladim, 27 - que apareceu morto numa cela do presido federal de Catanduvas, no Paraná.

Até agosto de 2009, Daniel Pereira dos Santos, o Cuminho, 22, gozava da liberdade, mesmo respondendo por tráfico e homicídio. Ele acabou preso na casa dos pais, na invasão do Congo, em Periperi. Capturado em 2009 no povoado de Mulungú, em Esplanada, a 155 km de Salvador, Jucelino Ribeiro, 26 anos, o Galinha, tem no currículo o assassinato de um policial civil, além de vários assaltos
Fonte:correio24horas

Um comentário: