Bem vindo ao Boletim Policial, o seu espaço de notícias voltado a Segurança.
Para colaborar com o site, envie a sua matéria para o e-mail: agnelo.lopes@ig.com.br


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desarticulada quadrilha responsável por sonegação

Vinte e quatro pessoas foram presas na madrugada de hoje (14) por participação em um esquema que burlava a fiscalização e a cobrança de impostos nas estradas baianas. Os acusados de sonegação, a maioria empresários, faziam passar as cargas das suas mercadorias pelo posto fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, onde ocorria a fraude. O esquema contava com a ajuda de policiais militares, presos durante a operação que tomou o nome de Caracará.

As investigações tiveram início há cerca de um ano, após a Secretaria da Fazenda detectar grande evasão de valores das empresas envolvidas, entre elas a Pampo Com. de Alimentos, conhecida como Casa de Carnes Luar, e a Valéria Serviços de Armazenamento e Boi Vivo Comércio de Alimentos, localizadas em Salvador.

No interior do estado, a empresa Elo Distribuidora de alimentos e a Garra Distribuidora de Alimentos, ambas de Vitória da Conquista; a Cestão Supermercados e o Atacadão Pinto Alimentos e Bebidas, de Feira de Santana; a Casa Padim Atacado Distribuidora de alimentos, da cidade de Itabuna e as Osni Quadros de Almeida, conhecida como Mercadinho Poupe Mais, Supermercado Central e a M Anésia também foram embargadas.

Valores

Cálculos realizados pela Sefaz apontam que cerca de R$ 27 milhões eram sonegados por mês através do esquema. Apenas em um ano de fraude os acusados lesaram mais de R$ 320 milhões dos cofres públicos. “As investigações estimam que essa quadrilha age há quase cinco anos, o que representa milhões de reais a menos nos cofres públicos”, declarou o secretário da Segurança Pública, César Nunes.

O procurador-geral de Justiça, Wellington Santana, disse que “reconhece o êxito em operações conjuntas entre o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar”. “Embora seja um crime em que aparentemente não há violência, a sonegação fiscal afeta o interesse coletivo, pois, proporciona a concorrência desleal e burla o fisco”, explicou o representante do MP.

Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de sonegação fiscal, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e falsidade ideológica. O balanço da Operação Caracará foi apresentado na manhã de hoje pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, o secretário de Estado da Fazenda da Bahia, Carlos Martins, e o procurador geral de Justiça, Wellington Santana. Outras autoridades da Segurança Pública também estiveram presentes.

Prisões

Das trinta pessoas especificadas nos mandados de prisão expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, Leonardo Maciel Andrade, até agora, vinte e quatro foram presas em Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas e Itabuna. Na capital foram capturados Igor Ferreira Cruz, Mario Sérgio Ribeiro Ferreira, Clívio Pimentel Cério Alberto Machado e Waldir Fernandez Vaz apresentados na manhã de hoje, na Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil (COE).

José Carneiro de Oliveira foi preso em Feira de Santana e Luiz Edson da Silva Bastos em Alagoinhas. Em Itabuna, sul do estado, Doaldo Marques dos Anjos foi capturado. Já no município de Vitória da Conquista, Cácia Maria Macedo santos, Jorge Ferreira de Almeida, Marco Alan Meireles, Edilson Brito Ferreira, Jammes Dean Santana, Isac Luiz Dias, Breno Macedo estão aguardando serem ouvidos sobre o caso. Também em Conquista os nove policiais militares que participavam do esquema estão presos, aguardando a transferência para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.

Vinte e quatro mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na Operação Caracará. Segundo o Secretário de Segurança Pública, César Nunes, foram apreendidos diversos documentos que serão analisados e irão ajudar na conclusão do inquérito. Cento e quarenta e seis veículos utilizados nas ações da quadrilha estão restringidos pelo Departamento Estadual de Trânsito e também serão apreendidos.

Fonte:SSP BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário